top of page

PHILO DE ALEXANDRIA e JESUS

Philo, foi um escritor judeu que viveu no Egito de 20 AEC a 50 EC escreveu  sobre os movimentos políticos e teológicos em todo o Mediterrâneo. Alguns de seus textos foram usados no Evangelho de João. Philo escreveu sobre os conflitos políticos entre os judeus e Pôncio Pilatos na Judéia. Mas ele nunca escreveu uma virgula sobre a vida de Jesus. Philo teria esbarrado com Jesus ou seus seguidores em qualquer momento pois viajou entre Egito, Jerusalém e Roma.

- Quando Jesus quebrou o cofrinho da família e fugiu de casa, Philo estava olhando da janela;

- Quando Jesus tomou o primeiro porre na casa da Luz Vermelha, Philo estava sentado na mesa ao lado;

- Quando Jesus perdeu a virgindade com uma Garota de Fama, Philo estava no quarto ao lado;

- Quando Jesus transformou água em vinho, Philo estava bêbado;

- Quando Jesus destruiu as mesas dos cambistas e dos animais para o sacrifício no Templo, Philo estava no muro observando;

- Quando o massacre das crianças por Herodes ocorreu, Philo estava perto;
 

- Quando Cristo fez sua entrada triunfal em Jerusalém, Philo estava perto;

- Quando a crucificação, terremoto, a escuridão sobrenatural e a ressurreição dos zumbis mortos no cemitério ocorreram, Philo estava perto.

Mas infelizmente Philo nunca escreveu nada sobre Jesus e essas coisas extraordinárias descritas nos Evangelhos.

Se esses eventos realmente tivessem acontecido, Philo conheceria as histórias sobre um Messias revolucionário, sábio e divino.e espalharia por todo o Oriente Médio. Philo escreveria: Ali estava tão esperado Messias e o Filho de Deus, que levantou mortos, andou sobre as águas, transformou água em vinho e curou doenças incuráveis.


 

Infelizmente Philo NADA escreveu sobre Jesus e suas peripécias.

De todos as testemunhas da vida de Jesus, Philo é muito importante:

• Philo era neto de Herodes, o Grande e conhecia Herodes Agripa;

• Alguns dos escritos de Philo foram usados pelos autores dos Evangelhos como por exemplo o LOGOS ou a PALAVRA usada no Evangelho de João 1: 1;

• A vida de Philo perfeitamente abrange a suposta vida de Jesus;
 

• Philo era um líder comunitário e ativo nos movimentos sociais de sua época;
 

• Philo apresentou um relatório sobre os acontecimentos políticos e religiosos da época de Jesus;

• Philo foi o único que escreveu sobre Pôncio Pilatos em vida;

• Philo conhecia pessoalmente vários dos personagens históricos relatados nos Evangelhos como Herodes e Pilatos.


Se o assassinato de crianças de Herodes, a tentativa de Pilatos salvar um judeu e os eventos sobre Jesus descritas nos Evangelhos tivessem acontecido, Philo certamente teria escrito sobre isso e sobre alguém extraordinário como Jesus, afinal, Philo estava presente na época e perto de Jerusalém.

Sabemos que Philo viajou para Jerusalém, pelo menos uma vez e ele também viajou para Roma em 39 CE como chefe embaixador dos judeus.

Philo era neto de Herodes, o Grande, e conhecia Herodes Agripa I dos Evangelhos, pessoalmente. Agripa era o rei dos judeus da Judéia 41- 44 CE. Toda a vida de Philo foi intimamente ligada à política, religião, eventos da região e as comunidades judaicas em todo o Império Romano.

Em 40 CE Philo escreveu À EMBAIXADA A GAIO (Calígula), em que ele mencionou Pôncio Pilatos. Gaio se refere ao imperador Calígula. Além de discutir sobre o reinado de Pilatos na Judéia, também discute uma série de ideias que demonstram profunda preocupação sobre questões diretamente relacionadas com a religião judaica.

Philo, obviamente, demonstrou um conhecimento profundo dos assuntos da Judéia durante o governo de Pilatos, e ele menciona várias execuções sem julgamento por Pilatos. Philo acusa Pilatos de ser um governante cruel e mau, enquanto nos Evangelhos, Pilatos é retratado como um governante justo e preocupado em crucificar Jesus.

Se Jesus existiu e Pilatos tentou salva-lo da morte como descrito nos Evangelhos, então certamente Philo teria escrito sobre esse fato tão importante. Infelizmente Philo nunca escreveu uma linha sobre isso.

Philo era a testemunha de Jesus Cristo para provar sua existência.  Ele escreveu sobre todos os eventos ocorridos nas comunidades judaicas do Mediterrâneo, e praticamente todas as suas obras foram preservadas. No entanto, apesar de tudo isso, não só ele não menciona Jesus, mas não há nada em seus escritos para indicar que alguma coisa notável aconteceu durante a suposta época de Jesus.


Philo tinha conhecimento dos acontecimentos na Judéia, ele conhecia pessoalmente os personagens históricos associados com a história, ele é a nossa única fonte contemporânea de informações sobre Pilatos e Herodes.

Como Josefo, um século depois, Philo escreveu muitos livros sobre a religião judaica e comentários sobre a política contemporânea . Cerca de trinta manuscritos existem. Philo oferece comentários sobre todos os personagens principais do Pentateuco e, menciona Moisés mais de mil vezes. No entanto, Philo não diz uma palavra sobre Jesus, o cristianismo e nenhum dos eventos descritos no Novo Testamento. Em toda esta obra, Philo não faz uma única referência ao famoso "PAULO" ou a "JESUS CRISTO" o messias que andava para cima e para baixo, exorcizando demônios, levantando os mortos e causando terremotos e trevas em sua morte.

Mesmo com a ligação de Philo à casa de Herodes e com as autoridades romanas, ele nada escreveu sobre Herodes ter matado centenas de crianças inocentes, Pilatos tentando salvar um judeu, cristãos criando tumultos, personagens como Paulo, Pedro e Tiago ensinando os Evangelhos em Jerusalém ou em Roma e principalmente sobre um incidente tão estranho como foi a execução e morte de Jesus na Cruz com aquele terremoto e a escuridão em pleno dia.

Quando Philo estava escrevendo sobre os problemas dos judeus e romanos não haviam cristãos e nem um suposto judeu milagroso que pudesse chamar a atenção para escrever uma linha sobre sua vida.

Entretanto, a teologia de Philo ajudou os cristãos a construir a base de um homem Divino no Evangelho de João.

A ausência de Jesus e o cristianismo nas obras de Philo é muito estranho para um Jesus histórico. As obras de Philo seriam as fontes mais confiáveis para testemunhar Jesus fora dos Evangelhos, porém Philo nada diz sobre Jesus Cristo e suas aventuras.

Como dizem muitos historiadores: "A AUSÊNCIA DE JESUS NAS OBRAS DE PHILO É A MAIOR PROVA QUE JESUS NÃO EXISTIU".

A PALAVRA, O VERBO E DEUS

Muitas das ideias de Philo também influenciaram as autoridades cristãs posteriores. Claramente as ideias de Philo estavam em linha com o cristianismo de muitas maneiras. Um exemplo disso é a discussão de Philo sobre a CRIAÇÃO:

 

"É evidente, portanto, que o criador de todas as coisas criadas, e o criador de todas as coisas que já foram feitas, e o governador de todas as coisas que são objeto de governo, deve necessariamente ser um ser do conhecimento universal; e ele é na verdade o pai, e criador, e governador de todas as coisas no céu e em todo o mundo; e de fato eventos futuros são ofuscados pela distância do tempo futuro, que é, por vezes, a uma curta e às vezes um longo intervalo. Mas Deus é o criador do tempo também; para ele é o pai de seu pai, e o pai do tempo é o mundo, que fez sua própria mãe a criação do tempo, de modo que o tempo pára para com Deus na relação de um neto; para este mundo é um filho mais novo de Deus, na medida em que é perceptível pelo sentido para fora; para o único filho que ele fala de como mais velho do mundo, é a ideia ... "

- Na imutabilidade de Deus; Philo

"Para Deus, enquanto ele falava a PALAVRA, fez no mesmo momento criar; nem que ele permita que nada se interponha entre a PALAVRA e a ação."

- Sobre o nascimento de Abel e os sacrifícios oferecidos por ele e por seu irmão Caim; Philo

 

"Agora, a imagem de Deus é a PALAVRA, pela qual todo o mundo foi feito. "

- As leis especiais; Philo

Compare as afirmações acima de Philo para a abertura do Evangelho de João:
No princípio era a PALAVRA, e a PALAVRA estava com Deus, e a PALAVRA era Deus. 

"Ele estava com Deus no princípio. Por meio dele todas as coisas foram feitas; sem ele nada do que foi feito foi feito."
(João 1: 1)

É algo estranho para o cristianismo que os textos e ideias de dois escritores famosos e judeus como Philo e Josefo que não acreditavam e nunca ouviram falar de Jesus e dos cristãos fossem usados nos Evangelhos.

Referências:

- http://www.rationalrevolution.net/articles/jesus_myth_history.htm

- https://thewordofme.wordpress.com/tag/philo/

- https://en.m.wikipedia.org/wiki/Philo%27s_view_of_God

bottom of page